Pesquisadores Colaboradores

Carlise Scalamato Duarte

Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências da Comunicação pelo PPGCom da UNISINOS/RS. Especialista em Corpo Contemporâneo pela Faculdade de Artes do Paraná/PR (FAP/PR).Bacharel e Licenciada em Dança pela FAP/PR. Professora do Curso de Dança-Bacharelado, do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). Integra o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da UFSM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Audiovisualidades da Dança (GPAD) e o Laboratório de pesquisa em Dança, Corpo e Tecnologias Digitais. Pesquisa: Dança, Corpo, Processos de criação em dança, Semiótica da Cultura, Audiovisual e Cultura Digital. Colaboradora no Grupo de Pesquisa em Contextos Digitais e Desenvolvimento Humano da UFRGS. Colaborador do Laboratório de pesquisa em psicologia e processos digitais (E-lab) da USP. Colaboradora no Projeto de Pesquisa Encruzilhadas dos saberes e fazeres: cirandas e partilhas da UFSM. Curadora do Festival Internacional de Vídeodança do RS (FIVRS). Associada a ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança).

Julice Salvagni

Mãe do Ian (2019). Professora Adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Estudos Organizacionais. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é uma das coordenadoras do Fairwork Brasil, vinculado à University of Oxford. Doutora em Sociologia (UFRGS/CAPES – 2012). Mestre em Ciências Sociais (Unisinos- 2011) e Psicóloga (Unisinos- 2007). Atuou por muitos anos como psicóloga clínica e do trabalho e na condições de docente nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu. Tem pesquisas direcionadas aos temas: Relações de trabalho e gênero, Plataformização do trabalho, Ações colaborativas e associativismo, Teorias sociais e organizacionais, Poder, dominação e resistência.

Lucia dos Santos Garcia

Possui graduação em Ciência Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1999) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2021). Atualmente é Técnico III – Supervisor do SPED do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos e Professor da ESCOLA CIÊNCIAS DO TRABALHO – DIEESE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mercado de Trabalho, Pesquisa Domiliciliar, Economia de Plataforma.

Nísia Martins do Rosário

É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação. Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS (2003), mestre em Semiótica pela Unisinos (1997) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Vice-presidente da COMPÓS (2019-2021), coordenadora do GP Semiótica da Comunicação da INTERCOM (2019/2020), coordenadora o Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM/UFRGS (2015-2016). Coordena o Núcleo de Pesquisa Corporalidades. Membro dos grupos de pesquisa GPESC(Grupo de pesquisa semiótica e cultura da comunicação) e PROCESSOCOM (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção ) o qual é organizador da REDE AMLAT(Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina). Participa da Red Iberoamericana de Investigación en Comunicación y Feminismo para la Justicia Social (IBERFEMCOM). A ênfase de suas investigações é Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidades, gênero, imagem, linguagens, semiótica, cultura e metodologia.

Rosana Córdova Guimarães

Professora Adjunta na Escola de Administração da UFRGS (EA/UFRGS) e Coordenadora do PodCast Caminhos do Digital. Doutora em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) na área de Estudos Organizacionais. Mestre em Administração (2009) e bacharel em Relações Públicas (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na UFRGS (2018). Seus interesses estão voltados para estudos de temas como consumo, trabalho, cocriação a partir de uma perspectiva crítica.

Sara Malo Cerrato

Profesora agregada y coordinadora de los estudios de grado en psicología del Departamento de Psicología de la Facultad de Educación y Psicología (Universitat de Girona, España). Reconocimiento de dos sexenios de investigación y dos quinquenios de docencia. Miembro del equipo de investigación ERÍDIQV (Equipo de Investigación en Infancia, Adolescencia, los Derechos de la Infancia y su Calidad de Vida, http://www.udg.edu/eridiqv) adscrito al IRQV (Instituto de Investigación sobre Calidad de Vida). Principales temas de Investigación: Calidad de vida; bienestar personal; infancia; adolescencia; intervención psicosocial; derechos de la infancia; medios audiovisuales (TIC); relaciones intergeneracionales; valores; participación social; sistema de protección; vejez y calidad de vida.

Simone Bicca Charczuk

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora da Faculdade de Educação FACED/UFRGS. Tem experiência na área de Psicologia, Psicanálise, Educação e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, psicanálise, ensino superior, professores, ambientes de ensino na web e novas tecnologias.


E-Lab

O Laboratório de Pesquisa em Psicologia e Processos Digitais é vinculado ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP – Brasil).