Este livro é o registro de um contágio. Na última década tive o prazer de conviver, estudar e pesquisar com os autores que hoje compartilham seus textos neste trabalho. Contaminamo-nos mutuamente na busca de maneiras de trabalhar e pesquisar, com afeto e respeito, sobre as novas morfologias que o digital tem apresentado no mundo contemporâneo.
Nesta obra estão conjugados os esforços de três belos encontros desta década. O primeiro se refere diretamente à sala de aula e aos seus corredores nos quais estive com muitos desses pesquisadores ainda em formação e, na perspectiva dos bons encontros, nos afetamos e investimos na construção do conhecimento.
Desses enlaces nasceram trabalhos muito bonitos que vieram a compor, seja comigo, seja com colegas muito competentes, os materiais que aqui apresento.
O segundo grupo é composto por parceiras muito dedicadas, que investiram seu tempo na conexão da amizade e na produção possível que os afetos fazem quando dispostos a crescerem no domínio das ideias. Essa vontade de crescimento é expressa nas construções relevantes expressas em seus textos. São interlocutoras valiosas e companhias indispensáveis na trajetória do conhecimento.
O terceiro é feito das possibilidades que o grupo de pesquisa produziu. Um grupo dessa natureza é um desafio constante. Os textos são produtos das interações de muitos anos e expressam intensidades, discussões, entendimentos, perturbações e principalmente afetos. Formalmente como grupo de pesquisa iniciamos
nossas atividades em 2019 e dos encontros, inicialmente presenciais e hoje totalmente online, foi se produzindo um outro encontro, mais denso e potente e do qual estas páginas são pálido reflexo.
Por fim, mas não menos importante, este livro é dedicado ao Alexandre Rocha da Silva, meu companheiro no mais potente e belo dos encontros. Alexandre inspirou a existência deste grupo, apresentou e sustentou com suas ideias, voz e corpo as teses que dão vida aos pensamentos que circulam por aqui, e dedicado, ensinou, como os grandes, que o conhecimento tem que ser público, coletivo, político e comprometido. Este livro é uma celebração a todos esses bons encontros, um brinde à sua existência e uma rosa intelectual que deixamos pousada sobre suas ideias, que permanecem vivas. Tim tim!
Que sejam feitas boas leituras!
Daniel Abs
Porto Alegre, julho de 2022.