Inscrições Digitais: encontros entre linguagens, trabalho e tecnologias

Durante os anos de 2020 e 2021 estivemos todos envolvidos com a pandemia da COVID-19 e tivemos que nos reinventar como professores, pesquisadores, amigos, pais e em um âmbito maior como civilização. Na esteira das tentativas de normalidade que empregamos,  começamos a realizar seminários online com convidados no Grupo de Pesquisa Contextos Digitais da UFRGS. Alguns desses seminários permaneceram gravados e em uma sugestão do Alexandre Rocha da Silva, começamos a transcrever a aula que ministrou para nós. Foi sugestão também dele que fizéssemos o mesmo processo com os outros convidados e, ao fim, transformássemos em livro. No meio desse trabalho, Alexandre nos deixou. Cedo demais. Eu tomei a tarefa de terminar a revisão do seu capítulo e peço, desde já, que debitem somente a mim quaisquer inconsistências encontradas. O primeiro capítulo é dele, como deve ser, e apresenta uma bela aula de semiótica a partir de como a própria semiótica o produziu.

Sempre tive um prazer especial em encontros que prorizam a liberdade do convidado, em se expressar e em dizer o que entende como relevante de ser ouvido. Assim foram conduzidos esses seminários, e muito me satisfez perceber que conseguimos manter o tom coloquial como uma linha de escrita para todos os autores ao revisarem seus manuscritos, e comporem seus capítulos. Processo esse que possibilitou que algumas liberdades permanecessem. Como resultado, todos os textos são ensaísticos e traduzem, de alguma forma, aquilo que sempre nos escapa numa aula e, portanto, fulgura em ideias, e que em um texto trabalhado à exaustão muitas das vezes acaba sendo aprisionado e excluído.

Como aspecto transversal, todos os capítulos traduzem a excelência de cada autor nos seus temas de trabalho. Cada capítulo é  fruto de anos de pesquisa, do cotidiano do ensino e da vivência no corpo de cada tema. Toma-me de honra compartilhar com cada um dos autores esses momentos e, termos, em conjunto, esta obra onde algumas dessas vivências caíram em palavras. Como deve ser.   

Que sejam feitas boas leituras!


E-Lab

O Laboratório de Pesquisa em Psicologia e Processos Digitais é vinculado ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP – Brasil).