
Por Rayra Roncatto
As plataformas digitais são infraestruturas facilitadoras de interações, podendo reunir usuárias e usuários, serviços e produtos. Entre as variedades de plataformas digitais, há a modalidade streaming, cuja proposta é a de transmissão de arquivos multimídia de modo contínuo e sem a necessidade de efetuar o download.
Conforme avanços no campo digital, as plataformas de streaming atualizam os modos de acesso, consumo, monetização e compartilhamento de conteúdos audiovisuais. Assim, a partir dos fluxos de produções e reproduções, existe uma retroalimentação de influências e alterações de interações na medida em que, ao acessar, experienciamos o processo.
Entre as plataformas de streaming existe a Twitch. Criada em 2011, ela propõe um espaço de convergência de tecnologias implicadas na transmissão e interação com usuárias e usuários em tempo real, hospedando lives a partir de nichos de interesse.
Para saber um pouco mais, sugerimos algumas leituras. Experimente.
SRNICEK, Nick. Platform Capitalism. Cambridge: Polity, 1ª edição, 2016.
SJÖBLOM, Max; TÖRHONEN, Maria; HAMARI, Juho; MACEY, Joseph. The ingredients of Twitch streaming: Affordances of game streams. Computers in Human Behavior, v. 92, p. 20-28, 2019.
